Um primo querido

Hoje um primo querido, que vive já há mais tempo nos Estados Unidos do que o período vivido no Brasil, tendo saído daqui ainda criança, sem muito mais informação do que se passa por aqui além do que veicula a Globo Internacional, por exemplo, e com uma certa – em mais de um sentido – e saudável dose de desinteresse já natural a essa altura, aliados à universal falta de tempo, mas com prudentes desconfiança e ceticismo em relação à mídia, me perguntou se eu havia participado das manifestações do último domingo e se a ocupante da cadeira e da caneta presidenciais nesta República seria impedida de permanecer no cargo. Eu lhe respondi:

“E aí, meu brother, blz? Sim, claro! Inclusive ajudei a organizar os de 15/03 em … e eu e a (minha mulher) participamos da organização dos de 12/04 aqui em … – ela tá te mandando um abraço.

“Em relação à Mulher Mandioca, juridicamente está sem saída. Só depende da autorização de abertura do processo na Câmara e da votação no Senado.

“Uma possível não-aprovação do pleito jogará o país num vácuo institucional perigosíssimo.”

Ele então me perguntou: “Será que se ela sair, tem possibilidade de voltar a um regime militar?”

E eu: “Nem a pau. Isso é desinformação que a mídia – sustentada pelo Governo – difunde.”

Ele me disse que imaginou que era abobrinha da Globo. Então lhe enviei os recentes links e alguns comentários:

“Globo tá no bolso, e não só ela! 👇🏻

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/06/29/tv-globo-recebeu-r-62-bilhoes-de-publicidade-federal-com-pt-no-planalto/

“Aí os blogueiros comprados ficam loucos! 👇🏻

http://lucianoayan.com/2015/08/17/altamiro-borges-espuma-de-odio-ao-ver-truque-da-globo-interrompido-pelo-mbl/

“Aqui o Governo comprou o Legislativo através do Mensalão, a mídia através das verbas de publicidade, os grandes empresários via Banco Nacional de Desenvolvimento, a ‘classe artística’ via leis de ‘incentivo à cultura’ e até o Judiciário. 👇🏻

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/08/17/o-golpe-anunciado-dilma-nomeia-para-stj-afilhado-do-ministro-que-aparece-nas-anotacoes-de-odebrecht/

“Aqui os sindicalistas, que vivem de contribuição sindical obrigatória de todos os trabalhadores, sejam sindicalizados ou não, dizem que vão pegar em armas contra uma população desarmada. 👇🏻

Presidente da CUT: “ir para as ruas entrincheirados com armas na mão” defender Dilma – http://reaconaria.org/blog/reacablog/presidente-da-cut-defenderemos-dilma-com-armas-na-mao/

“Aqui acontece um fenômeno estranho – o rap a favor (!): o cara recebeu 400 mil reais de uma ‘lei de incentivo à cultura’. 👇🏻

RIDÍCULO: Rapper chama pessoas anti-PT de “membros da KKK” no Criança Esperança – http://reaconaria.org/blog/reacablog/ridiculo-rapper-chama-pessoas-anti-pt-de-membros-da-kkk/

“E até os palhaços riem da nossa cara! 👇🏻

http://www.sulconnection.com.br/noticias/991/palhao-preso-em-cascavel-recebeu-r-333-500-00-do-governo-federal

Pois é. Um dos principais, senão o maior, dos motivos pelos quais já não há mais escritores no Brasil é a absurda indescritibilidade do real. Brasil: onde você paga e o palhaço ri de você, literalmente. 

É um paradoxo, mas só aparente: a realidade como metáfora.

Ele me agradeceu: “Thank you for keeping me informed! Abraço.”

Por nada, nada mesmo, meu irmão.

PS.: Imagina se algum instituto de um ex-presidente norte-americano emitisse uma nota e ameaçasse entrar na Justiça contra um humorista por ter feito uma piada?

http://www.oantagonista.com/posts/danilo-gentili-o-pretenso-humorista-responde-ao-instituto-lula

